9 de fevereiro de 2011

Existe um poeta em algum lugar do mundo


V - A volta do tempo

O tempo passa e volto a repetir
Nossas ações modificam tanto o passado
Quanto o nosso futuro.
Isso é tão forte que eu já me questiono
Enquanto escrevo, se essa poesia
Repercutirá mais no seu passado
Ou no seu futuro,
Caro leitor.

Eu não tenho idéia do que acontecerá depois
Se nós seremos felizes
Se conseguiremos o que queremos
Se obteremos respostas pra nossas perguntas
Mas que perguntas?
Por que elas são tão importantes?
A verdadeira importância da vida
É não definir as coisas como mais importantes do que as outras.
Importante é apenas viver.
E isso pode não ser muito importante.

O que aconteceu em nosso passado
Está em plena mudança.
Nossas memórias mais fortes estão sendo esquecidas
E mais fracas vem à tona quando menos espera.
O passado se transforma no futuro
E não conseguimos acompanhar
Ficamos presos no presente
Presos na presença de nós mesmo
Caminhando de olhos fechados no escuro.
Faz alguma diferença abrir os olhos já que estamos no escuro?

Compreendo que existimos.
Compreendo que insistimos.
Compreendo que nascemos e morremos.
Mas não compreendo as guerras.
E acho que nunca vou compreender.
Nem no passado. Nem no futuro.


Quando atacamos o próximo
Somos ferido com o maior dos males
A maldade intrínseca.

Quando falo de guerras.
Falo de todas as guerras.
As pessoais e as mundiais.
A guerra da ambição.
A guerra por estupidez.
Toda guerra é estúpida.
Toda guerra é ambiciosa.

E nós? Somos seres que procuramos a paz
Em um eterno mundo em guerra.

VI - 11 meses

Quem diria, amor?
Quem diria?
E já se foram 11 meses.

E eu não consigo fugir do clichê
Da necessidade magna
De respirar e quando te ver
Dizer que te amo.

Chega a ser bobo,
Chega a ser infantil.
Mas o que me trouxe
Foi mais que um presente
Foi mais do que sensações
Foi mais do que carinho.

Eu não sei explicar
E admitir essa incapacidade
É admitir minha fraqueza
Mas os amores conhecem nossas fraquezas

E a minha é você.
Que me deixou apaixonado.
Que me deixa apaixonado.
Só me faz querer estar ao seu lado.
E quando estou triste
Só me faço pensar em você.

Pois quando penso em você
Eu vejo mais além
Pois quando penso em você
Eu sou mais alguém
Pois quando penso em você
Sou amante, herói e escritor
Pois quando penso em você
Só me vem a palavra amor.

VII - Boa noite

Boa noite.
Boa noite,
Boa noite!

Apaga a luz.
Vamos dormir.
Eternamente.
Como se o sol
Não fosse nascer
Amanhã.

Um comentário:

  1. Quem diria, quem diria.
    Aqui estamos nós, 11 meses.
    Sem dúvida os melhores, mais complexos e românticos 11 meses que já tive na minha vida.
    Lembro que uma vez você você me disse que acreditava em mim e que daríamos certo. E que deixaria que os deuses e o tempo respondessem.
    Pois bem, 11 meses não são todo o tempo existente, mas foi tempo suficiente pra que a resposta viesse. Sempre soube que havia algo especial, alguma razão de ser pra nós dois. Nunca me afastei por esse motivo.
    Agora, com imensa alegria, leio seus versos e me sinto totalmente amada. E concluo que todos os momentos que vivi, bons ou ruins, de algum modo valeram a pena pelo fato de que eles me fizeram chegar até você e merecer o seu amor.
    Te amo muito. Quero que se lembre sempre que você me faz muito feliz Gerson, de um modo infinitamente mágico.

    ResponderExcluir